A evolução do android


A evolução do android

Android 1.0 (Alpha): A primeira versão, lançada junto com o HTC Dream, tinha navegador incluído, acesso à internet, reprodução de mídias e suporte à câmera. No entanto, muito diferente do que conhecemos atualmente em termos de desempenho e performance.

Android 1.1 (Battenberg): Apenas uma atualização da versão Alpha, não teve grandes updates além de corrigir bugs e algumas funcionalidades extras.

Android 1.5 (Cupcake): O primeiro grande avanço do Android aconteceu em 2009, com o Cupcake. Nele, já era permitido o uso em sistemas touchscreen, suporte a widgets, rotação automática e novas possibilidades em reprodutores de mídia.

Android 1.6 (Donut): Essa versão do Android já permitia uma boa experiência nas pesquisas de voz nos navegadores e em entrada de texto. No entanto, não houve tantas mudanças em relação ao Cupcake.

Android 2.0 (Eclair): Uma versão mais potente em relação ao Donut, o Eclair teve grandes melhorias na câmera. Nessa, a possibilidade de recursos como flash, zoom digital e efeitos de cor.

Android 2.2 (Froyo): Otimização de memória, desempenho e velocidade foram os principais tópicos de melhoria no Froyo. Com suporte a gif, upload e outras novidades, teve boas melhorias na internet.

Android 2.3 (Gingerbread): Com suporte a tecnologia NFC, novos efeitos em jogos e maior suporte para downloads, o Gingerbread também trouxe um melhor sistema de segurança para o Android.

Android 3.0 até 3.2 (Honeycomb): O suporte para processadores multi-core trouxe uma nova realidade para o Android. Com aceleração do hardware, a versatilidade veio à tona para o sistema operacional.

Android 4.0 (Ice Cream Sandwich): Uma das prioridades dessa versão era melhorar a câmera, e assim trouxe grandes vantagens. Lag zero, obturador, modo panorama e gravação de vídeo 1080p eram as principais novidades.

Android 4.1 (Jelly Bean): Essa versão trouxe uma praticidade antes não vista no Android. Funções de acordo com a pressão de toque na tela foram adicionadas, além de novo sistema de segurança e possibilidade de usar vários aplicativos mesmo em bateria baixa.

Android 4.4 (KitKat): Já imerso nas redes sociais, essa versão chegou com muitas melhorias para áudios e vídeos, com propósito de melhorar a experiência dos usuários em Whatsapp e Facebook.

Além disso, a evolução de funcionalidades de outros aplicativos em relação aos anos anteriores era perceptível. No aplicativo Android da PokerStars, por exemplo, desde então é possível conversar em chats e fazer outras atividades enquanto joga, e com bom desempenho dos processadores que foram otimizados nessa versão. Além disso, a melhoria de aplicativos próprios para multitarefa também foi evidente nessa versão, como por exemplo o Edge: Quick Actions e Multitasking. Ambos trouxeram a capacidade de realizar diversas funções de alta potência e, claro, com o bom funcionamento dependendo diretamente da capacidade do smartphone.

Já na versão Android do Netflix, o ambiente visual também é bem parecido com a versão desktop, o que traz a realidade dos desktops para a tela do smartphone. O YouTube também apresentou melhoras consideráveis com o KitKat.

Android 5.0 (Lollipop): Função de bloqueio inteligente, nova interface e alguns recursos extras, o Lollipop não trouxe tantas novidades além de otimizar o que foi feito nas versões anteriores.

Android 6.0 (Marshmallow): Nessa versão, lançada em 2015, veio a opção de usar tela em 4K para os aplicativos, além de novos recursos on tap, pequenas utilidades e adaptação de memória externa como parte da memória interna.

Android 7.0 (Nougat): Última versão lançada do Android, o Nougat traz encriptação narrativa, responder mensagens pela barra de navegação, novo painel de notificações e modelo de realidade virtual.

Comentários