Grandezas Informáticas

Voltamos, desta vez com o tema "Grandezas Informáticas"
Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas em unidades que você nem fazia ideia que existiam? A confusão seria tremenda.
Com o surgimento do computador, e de todas as “parafernálias” tecnológicas que usamos hoje, foi preciso criar um sistema que unificasse todas as unidades usadas. Assim todos poderiam falar a mesma língua. Foi por isso que as unidades utilizadas na informática também ganharam seu lugarzinho no Sistema Internacional de Unidades.

O SI – Sistemas Internacional de Unidades

Por que todos usam o quilo, o metro, o litro e tantas outras unidades de medida como padrão?Simplesmente porque existe uma instituição que determinou quais unidades deveriam ser adotadas pelos países para expressar medidas, pesos, alturas, etc.
Em 1875, na Convenção do Metro em Paris, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas criou o Sistema Internacional de Unidades (SI), do qual você já deve ter ouvido falar quando estava na escola, principalmente nas aulas de física, geometria e química. Antes do surgimento deste sistema, cada país utilizava as unidades que desejasse, causando uma tremenda confusão nas transações comerciais e também no intercâmbio científico.
Claro que toda regra tem sua exceção. Algumas medidas como a jarda, pé, polegada e o fahrenheit ainda são usadas nos Estados Unidos, um dos poucos países que não aderiu à padronização.

As grandezas utilizadas na informática

Com a popularização do computador e, principalmente, da Internet, as grandezas usadas na informática caíram na boca do povo e hoje está presente em nosso dia-a-dia. Confira na tabela abaixo as principais unidades utilizadas.


Webgrafia:
https://www.tecmundo.com.br/educacao/2025-voce-usa-corretamente-as-unidades-de-grandeza-da-informatica-.htm

Comentários