Cidadania Digital

Cidadania digital... um tema muito discutido por várias pessoas nos tempos atuais. Entende-se por cidadania digital o uso de tecnologia de forma responsável pelas pessoas.
Vários temas/definições aparecem relacionados com este conceito principal. Podemos falar desde uma etiqueta digital, passando por comércio digital e acabando em segurança digital
Ou seja, para sermos um bom "cidadão digital" temos de cumprir determinadas regras as quais se encontram referidas no parágrafo anterior
Vamos agora fazer uma espécie de apresentação das regras:

1. Etiqueta digital: Padrões electrónicos de conduta ou procedimento.  Muitas vezes criam-se regras e regulamentos ou a tecnologia é simplesmente proibida como forma de parar o seu uso inadequado. No entanto, não é suficiente criar regras e políticas, devemos ensinar todos a tornarem-se cidadãos digitais responsáveis nesta nova sociedade.

2. Comunicação digital:  A troca electrónica de informação. Todos têm oportunidade de comunicar e colaborar com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. Infelizmente, muitos utilizadores não têm sido ensinados a tomar a decisões apropriadas quando confrontados com as mais variadas opções de comunicação digital.

3. Literacia digital: O processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia. As pessoas devem ser ensinados a aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer local.

4. Acesso digital: Participação electrónica plena na sociedade. Para sermos cidadãos produtivos, precisamos estar comprometidos com a igualdade de acesso digital.

5. Comércio digital: Compra e venda electrónica de bens. Trocas legítimas e legais estão a ocorrer, mas o comprador e o vendedor têm de estar consciente dos problemas associados.

6. Lei digital: Responsabilidade electrónica sobre obras e acções. A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade.

7. Direito e responsabilidade digital: Liberdades estendidas a todos no mundo digital.  Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc.

8. Saúde e bem estar digital:  Bem-estar físico e psicológico num mundo de tecnologia digital.  Os utilizadores precisam ser ensinados que há perigos inerentes à tecnologia. A Cidadania Digital inclui uma cultura onde os utilizadores são ensinados a proteger-se a si próprios através da educação e da formação.


9. Segurança digital: Precauções electrónicas para garantir a segurança.  Precisamos de ter protecção contra vírus, cópias de segurança dos nossos dados e mecanismos de controlo de surtos nos nossos equipamentos. Como cidadãos responsáveis, devemos proteger a nossa informação de forças exteriores que podem causar perturbações ou danos.

Bibliografia:
http://www.google.com/url?q=http%3A%2F%2Fticana_filipa7b.blogs.sapo.pt%2F1003.html&sa=D&sntz=1&usg=AFQjCNGyUBFqpfcbw6_AjLTxlmDOlKgesw


Comentários